segunda-feira, 21 de maio de 2007

Paranapiacaba, mochila nas costas e muita disposição

Por Lú Alessandra

(Todas as fotos publicadas são de propriedade do site oficial de Paranapiacaba)

A turma decidiu sair bem cedo, mochila nas costas e pé na estrada!
Demos
a volta, de trem, por toda a cidade de São Paulo e desembarcamos na cidade de Rio Grande da Serra...mais uma integração e finalmente chegamos. Ufa!!! 3 horas de viagem no melhor estilo mochileiro, enfim Paranapiacaba...Cidade turística na Serra do Mar, muitas histórias, cultura, desenvolvimento e trilhas. As surpresas são muitas e logo ao chegarmos quem nos recebe? Os mortos! Isso mesmo na entrada da cidade localiza-se o Cemitério local, antes mesmo da Igreja construída m 1889.


A aventura estava apenas começando, a cidade recebe seus visitantes de braços abertos, com muitas coisas a serem vistas, curiosidades e uma grandiosa e provedora história.
Mas como a cidade “fecha” literalmente, para almoço, sentamos ali mesmo pelas calçadas e fizemos nosso piquenique com sanduíches e refrigerantes...estávamos abastecidos e prontos para a trilha. É possível escolher entre diversas trilhas, desde as leves até as mais pesadas, com longas caminhadas, é preciso disposição e preparo! Mas vale a pena, há uma diversidade de vegetação nativa, nascentes de águas límpidas e puras! Para os mais aventureiros, pode-se optar por uma trilha diurna ou noturna, com rapel, arborismo, caminhadas (hiking), day-camp, sobrevivência na selva e cachoeiras, os passeios podem durar até 8 horas de adrenalina!
Todas as atividades são acompanhadas de guia turístico, sem eles não é possível fazer qualquer trilha. Para realizar uma destas aventuras o valor circula entre R$ 5 e R$ 20. Como era nossa primeira vez, optamos por algo mais tranqüilo, um passeio que durou 1 hora. Ao retornarmos para a cidade fomos conhecer o que mais ela nos oferece e ficamos encantados com tanta história e a peculiaridade de Paranapiacaba! A cidade conta ainda com uma típica neblina, que em muito recorda os ares londrinos. Pedras talhadas pelos espanhóis (presentes em todo o percurso da trilha),Uma Maria- Fumaça, A casa do Engenheiro, o Primeiro Cinema do Estado de São Paulo ( que será restaurado), o primeiro Campo de futebol onde Charles Muller convidou o Corinthians para disputar uma partida contra o time local! ( vale saber que na ocasião o Corinthians perdeu!), O museu e vários outros pontos para serem visitados.
Como curiosidade vale saber a origem do nome da cidade: "passagem do caminho do porto do mar", ou “ lugar de onde se vê o mar”.
Mas se fomos contar toda a história e toda a aventura vivida nesta incrível cidade, publicaríamos um livro! Mas se você ficou interessado em conhecer e fazer turismo mochileiro em Paranapiacaba, visite
http://www.paranapiacaba-spr.org.br/
e fique por dentro de tudo que acontece lá, a melhor maneira de chegar, os horários, enfim toda e qualquer informação, creio que assim como eu, você vai se apaixonar ! Nós aproveitamos o passeio ao máximo. Só falta você! Então, tênis, moletom, boné, mochila nas costas e boa viagem!!!!

5 comentários:

Familia Coração disse...

Que experiência legal essa! Não vejo a hora de fazer uma trilha com a minha familia e saber mais sobre a história da nossa cidade!

Anônimo disse...

Que delícia este texto, dá vontade de viajar e azer descobertas. O melhor é saber que isso tudo é bem próximo da gente.

Anônimo disse...

Olá,
Está muito bom o Blog de vcs.
Excelente.
Parabéns ao grupo.
Abs
Prof. Ivan David

Anônimo disse...

Sou estudante de história e achei o blog de vocês no Google. Muito interessante as matérias, só tem um pequeno problema: as matérias são muito grandes!!! Melhorem isso, pois para quem não se interessa sobre os temas, dá preguiça de ler só de ver a extensão.
Boa sorte no curso de vocês!
Att.
Beatrice Baiony

Anônimo disse...

Nossa, gostei muito, não sou chegada a trilhas, mas essa narrativa ficou bem sugestiva.